Julho 20, 2024

CPI da Covid – Investigar negociação para compra de vacina chinesa da CanSino.

0

A CPI DO COVID quer investigar uma negociação envolvendo a vacina chinesa covidencia e o Ministério Público. O Senado avalia se houve o envolvimento do líder de governo Ricardo Barros (PP/PPR) ex. prefeito de Maringá.

Tem essa movimentação para compra de vacina Chinesa com empresa de Maringá com ligações próximas a Barros. Não quero acusa- de nada, mas é muita coincidência” disse nesse domingo (27) o Senador Otto Alencar PSB-BA).

4 de junho, o Ministério da Saúde assinou uma carta de intenção de compra da vacina da CanSino. A negociação envolvia 60 milhões de doses a um custo de US$ 17 cada uma.

O Ministério da Saúde em nota afirmou que a empresa CanSino não é mais representada pela farmacêutica Belcher e que o acordo não foi fechado.

A pasta recebeu comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 17/6. Dessa forma, as negociações que estavam em andamento foram canceladas“, disse, em nota.

Além disso, a agência diz ter recebido no dia 17 de junho um comunicado da empresa CanSino informando que a Belcher e o Instituto Vital Brazil, que também acompanhava o pedido, não possuem mais autorização para representar a CanSino. Com isso, a situação do pedido de uso emergencial deve ser reavaliada, aponta.

“O comunicado cita a revogação da autorização concedida à Belcher e destaca que as empresas não possuem autorização para requerer autorização de uso emergencial, registro, autorização de comercialização, bem como atividades de preparação e distribuição da vacina”, informa, em nota.

O órgão diz ter avisado o ministério em seguida. Representantes da pasta dizem que a negociação foi cancelada em 18 de junho. Um novo comunicado da CanSino confirmando que não há mais ligação com a Belcher foi feito à Anvisa neste fim de semana.

Membro da CPI, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que a linha de investigação sobre a negociação desta vacina chinesa será debatida nesta segunda-feira (28).

  Por: Micaela Sousa/baianoticiaextremosul

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *