Maio 28, 2024

Saiba como foi o “Dia D” do Outubro Rosa em Teixeira de Freitas

0

Na última quinta-feira (27), ocorreu o “Dia D” do Outubro Rosa na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). A campanha visou compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, garantindo maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para a redução da mortalidade.

Foram realizadas ações educativas sobre a prevenção do câncer de mama para pacientes e acompanhantes e atrações culturais fornecidas pelo Departamento de Cultura. Houve, também, a oferta de massagem, sessão de maquiagem, design de sobrancelha, limpeza de pele e ensaio fotográfico para os pacientes presentes.

Marina Batista Pereira Veiga, coordenadora da UNACON, explica a importância das ações realizadas durante o Outubro Rosa: “Queremos proporcionar o melhor às mulheres atendidas, principalmente por meio da informação, conscientização e mobilização a um movimento de impacto mundial. Estimulamos as pessoas para que elas se cuidem; quanto antes for diagnosticado, mais chances têm do tratamento ser bem-sucedido. Essa é a nossa motivação”.

“Chorei bastante quando tive que iniciar minhas doses de quimioterapia. Assim que passei pela primeira, comecei a ter esperança”, disse Maria Lete Ribeiro Cabral, paciente da unidade. “Sou muito grata a toda a equipe: os profissionais nos acolhem nos dão carinho e mostram que podemos ir muito além. Para mim, a UNACON é sinônimo de vida”.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Teixeira de Freitas oferecem orientações sobre o câncer de mama, câncer de útero e marcação de mamografias – em especial, para mulheres de 50 a 69 anos, que devem fazer o exame de dois em dois anos; e para mulheres a partir dos 35 anos, que devem realizar o exame anualmente em caso de histórico familiar de primeiro grau de câncer de mama e câncer de útero.

Por:Redação/teixeiradefreitas.ba.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *