Fevereiro 5, 2025

Rua Duarte da Costa será interditada para obras de drenagem na Cidade Baixa

0

A Rua Duarte da Costa, localizada no bairro Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa, passará por uma interdição temporária a partir desta terça-feira (4) para a realização de obras de interligação das redes de drenagem na rua Álvares Maciel, transversal da Duarte da Costa com a Avenida Otávio Mangabeira. A intervenção, que inclui substituição da tubulação com tubo Pead e construção de bocas de lobo, poços de visita, caixas de reunião, canaletas, sarjetas e pavimentação das vias onde as galerias serão implantadas, terá duração de seis dias. 

A normalização do tráfego na Rua Duarte da Costa está prevista para a segunda-feira (10). Até lá, os motoristas devem seguir as orientações da Transalvador para o tráfego na região e os usuários do transporte coletivo deverão acompanhar junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) possíveis mudanças no itinerário dos ônibus. A Conder tem trabalhado para minimizar os impactos das obras, liberando o trânsito o mais rápido possível após a conclusão de cada etapa.

A ação é parte do projeto de micro e macrodrenagem da Cidade Baixa, executado pela Conder, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado da Bahia. O objetivo das obras é modernizar a infraestrutura de drenagem da região, substituindo a tubulação antiga, com diâmetro de 600 mm, por uma nova de 1.050 mm, capaz de garantir maior vazão para as águas pluviais.

A substituição da tubulação é seguida pela cobertura da área e imediata liberação do tráfego, garantindo menor transtorno para a população. O projeto está dividido em quatro lotes, com previsão de conclusão escalonada entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026. 

Investimento e impacto

As intervenções beneficiarão aproximadamente 190 mil moradores dos bairros Uruguai, Massaranduba, Roma, Mares, Boa Viagem, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa e Jardim Cruzeiro, com um investimento de R$ 82,5 milhões. A área de atuação abrange cerca de dois quilômetros quadrados, com obras de macrodrenagem em canais e microdrenagem em seis quilômetros. Além disso, serão pavimentados 48 mil metros quadrados de vias, contribuindo para a urbanização e melhoria da mobilidade na região. A iniciativa visa acabar com os alagamentos que há mais de 50 anos afetam a Cidade Baixa, trazendo mais qualidade de vida e segurança para os moradores.

Fonte: Ascom/Conder

 

Fonte: Secom GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *