Que o mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e concorrido, nós sabemos. Isso ocorre pois ano após ano o conhecimento da humanidade aumenta, como um todo e também devido ao aumento populacional que temos ao longo dos anos.

Com mais pessoas e pessoas cada vez mais capacitadas, é de se esperar que o mercado de trabalho também se torne cada vez mais rígido e exigente.

Ainda, para garantir a entrada no mercado de trabalho é necessário o desenvolvimento de um currículo efetivo e que impressione os contratantes da empresa em questão.

Além do currículo, temos também outras maneiras de se comprovar experiências passadas, como por exemplo a elaboração de um portfólio.

Pensando em como o mercado está altamente competitivo e tende a estar cada vez mais, hoje iremos ver um pouco mais sobre como você pode estruturar seu portfólio, através de dicas, modelos e exemplos de portfólio empresarial para lhe inspirar.

Quais profissionais utilizam de um portfólio e o que é um portfólio?

É extremamente comum que a maior parte dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho tenham que apresentar um currículo, também chamado de CV, ou Curriculum Vitae.

Inclusive, na maior parte das universidades é necessário o desenvolvimento de um CV ou de um currículo Lattes. Contudo, vemos universidades como a UNOPAR onde o portfólio é necessário para a conclusão de seu curso.

Mas, você já parou para pensar quais são exatamente os profissionais que necessitam de um portfólio no lugar de seu currículo? E também o porquê isso acontece?

Primeiramente, para entendermos a razão de alguns profissionais recorrerem ao portfólio, precisamos entender o que é um portfólio e qual a sua diferença frente a um currículo convencional.

Segundo um dos mais renomados profissionais e divulgadores de Marketing Digital no mundo, Neil Patel, o portfólio nada mais é do que um compilado dos melhores trabalhos, projetos e experiências de um profissional ou de uma empresa.

Ainda, quando pensamos na diferença entre um portfólio e um currículo, é essencial ressaltarmos que o portfólio possui um caráter mais prático do que o currículo.

Isso é, enquanto o currículo traz títulos e experiências concluídas, o portfólio apresenta estas experiências de maneira detalhada e prática, mostrando exatamente como cada projeto foi realizado.

Logo, para alguns profissionais, o portfólio é bem mais indicado do que o currículo na hora de apresentar suas conquistas e trabalhos:

1. Fotógrafos

2. Arquitetos

3. Escritores

4. Designers

5. Jornalistas

6. Artistas

6. Músicos

Há um padrão claro entre as profissões aqui citadas: todas são áreas consideradas criativas, que trabalham com o desenvolvimento de projetos pessoais, sejam eles Músicas, Livros, Designs, Roteiros ou Fotografias.

Portanto, para estes profissionais e para muitos outros, o portfólio é bem mais recomendado do que um currículo para comprovar suas experiências, projetos e habilidades.

Se por acaso você se enquadra em alguma destas categorias, você provavelmente deve estar se perguntando quais os pontos mais importantes na hora de fazer um portfólio e também quais plataformas podem te ajudar na hora de montá-lo.

Dicas para a elaboração de um portfólio

Como vimos, o portfólio irá mostrar de maneira prática todas as suas habilidades e capacitações, diferentemente do currículo tradicional que irá apenas citá-las.

Portanto, existem algumas considerações a serem feitas na hora de desenvolver o melhor portfólio possível.

A primeira coisa a se considerar é se o seu portfólio terá o formato Digital ou Impresso. Caso se opte pelo formato impresso e mais tradicional, é essencial o uso de um papel de alta qualidade em seu portfólio e que tenha, preferencialmente, tamanho A3 ou A4.

Além disso, um ponto que é recomendado tanto para o formato impresso quanto para o formato digital é a objetividade, simplicidade e clareza para apresentação de projetos.

Não coloque muitas informações e imagens na mesma página, deixe a apresentação a mais polida e menos poluída possível. A clareza estética e a simplicidade são importantíssimas.

Já, quando falamos de portfólios digitais, o formato de publicação mais utilizado é o PDF. Portanto, se atente ao formato de seu arquivo, pois o PDF dá um ar mais profissional e sério para seu currículo.

Além disso, existem diversas plataformas digitais que são especializadas no desenvolvimento de portfólios e são totalmente gratuitas.

Estas plataformas contam com funcionalidades exclusivas, como padrão de imagens, organização de arquivos, planos de fundo, escolha de título e descrição para o trabalho e várias outras funções.

Dentre os websites especializados em portfólios, podemos elencar alguns, como por exemplo:

Clippings.me

Behance

Cargo Collective

WordPress

DeviantArt

Cada uma destas plataformas possui suas próprias funcionalidades, no entanto, todas são bastante claras, diretas, objetivas e intuitivas para facilitar o uso até para novos usuários.

onclusão

Portanto, tá esperando o que para desenvolver seu portfólio e ingressar no mercado de trabalho?

Acesse alguma destas plataformas, leve em consideração as dicas e pontos que tocamos aqui e corra para fazer o seu!

Por: Liberdadenews/Ascom

Congresso reúne profissionais para debater jornalismo e educação

Evento é realizado pela Jeduca; será on-line e gratuito  Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro será realizado o 5º Congresso

Minicurso sobre educação de qualidade aceita inscrições até

Aulas serão gratuitas e on-line, com carga horária de oito horas e emissão de certificado Estão abertas as inscrições para o minicurso

Gente de Sucesso: Jovem de 22 anos do interior de Itanhém será novo

Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem conheceu a história de um jovem morador do distrito de Batinga, interior de Itanhém que, com

Programa disponibiliza bolsas de estudo integrais para jovens

Selecionados devem ter realizado atividade de impacto social positivo na área da saúde Uma parceria entre a organização sem fins lucrativos One

Secretaria de Educação e PM conversam sobre renovação do Termo de

Teixeira de Freitas: Com objetivo fortalecer as bases disciplinares e consequência avançar nas questões pedagógicas, a Prefeitura Municipal de

Empresas com um bom relacionamento com seus clientes são

A votação para o prêmio segue aberta até o dia 31 de outubro Independentemente de ser atendido pessoalmente ou virtualmente, ter uma boa

Mais Identidade: projeto brasileiro devolve autoestima de quem sofre

Reabilitação bucomaxilofacial pode ser feita em mais pessoas; saiba como ajudar   Quando seu rosto começou a desfigurar como consequência de

Enem 2021: isentos faltosos na edição 2020 terão novo prazo de

Inscritos nessa nova etapa farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 Uma nova rodada de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio

“História e Rede Pública de Ensino” é tema de debate de

Bate-papo será transmitido ao vivo, no YouTube, e posteriormente disponibilizado no Spotify   Os acontecimentos ainda em curso, como a pandemia,

Cursos gratuitos são oferecidos pelo Instituto Butantan

As vagas para os cursos são limitadas e o preenchimento será feito de acordo com a ordem de inscrição A partir desse mês de setembro vão estar

Nossos Apoiadores: