Lavar roupa suja nas redes é mais comum do que se imagina, mas mancha a reputação. Especialistas explicam o que não fazer após a separação

Mais uma vez, Luana Piovani expôs as mágoas em relação a Pedro Scooby nas redes sociais. Em seu canal no Youtube, a apresentadora condenou a postura do ex-marido em uma viagem com os filhos. Aos seguidores, que alertam que a “lavação de roupa suja” já está ficando feia, Luana foi categórica: “Não assiste a esse vídeo, me esquece, pode desinscrever”.

A internet pode estar farta de ouvir os lamentos de Luana, mas a verdade é que nem sempre é fácil compreender a etiqueta do término das relações em tempos de redes sociais. Segundo o psicólogo Wilson Montiel, “a vida online é como uma sequência de comerciais de TV: é tudo tão rápido que nem sempre as pessoas têm a oportunidade de refletir e, por conta disso, a complexidade das relações vai esvaziando. ”

Que atire a primeira pedra quem não tem ao menos uma história difícil relacionada à vida online para manchar o currículo amoroso. Terminou e deu bafão? Sem problemas. Veja, a seguir, algumas atitudes que vale a pena evitar na próxima.

Evite lavar roupa suja online

O advogado Paulo Machado não conseguiu segurar o orgulho diante de uma traição com o ex-namorado e um amigo. “Os dois acabaram ficando em uma festa e meu suposto amigo veio me contar, na pretensão de me mostrar que meu ex estava em outra. Pensei em não fazer nada, mas expus os dois na internet, xinguei e fiz um barraco terrível.”

Apesar de se sentir aliviado, a atitude de Paulo respingou no grupo de amigos. “Eles ficaram numa saia justa, porque sabiam do erro do outro, mas também ficaram chateados com a exposição e minha atitude desmedida. Fiquei estremecido com todos, meu ex me xingou de tudo, e acabei sozinho por um tempo”.

Para Marina Simas, psicóloga e sócio-diretora do Instituto do Casal, quem lava roupa suja em rede social só tende a manchar a própria imagem. “O ideal é não expor o problema de forma pública justamente por que é um assunto que deve ser resolvido entre o ex-casal. Esse tipo de exposição só atrapalha quando é necessário manter um relacionamento amigável.”

Segure o “modo stalker”

De acordo o psicólogo Frederico Mattos, autor do livro “Como se libertar do ex”, investigar a vida atual da pessoa com quem se relacionou é uma tentativa de reaver alguma dose de familiaridade. “Diante do choque de que a vida do outro acontece a despeito da sua, a pessoa sente um misto de sentimentos, e um deles é uma passageira sensação de alívio, ainda que misturado de confusão e humilhação”. Ainda que poucos resistam a espiar o perfil do ex, o especialista alerta que  a resistência a seguir em frente costuma ser proporcional ao tamanho do orgulho e da escassez de recursos emocionais para retomar a própria vida. ”Em outras palavras, focar demais na vida alheia pode ser sinal de que a sua está precisando de mais atenção".

Se beber, bloqueie

A advogada Camila Barros se viu em uma verdadeira saia justa com um caso antigo. “Já recebi milhares de mensagens bêbadas. É um pouco constrangedor, porque você sabe que a pessoa não está no estado normal e talvez nem fizesse isso sóbria. Tive que ser firme para impedir novas investidas”.

Se o álcool não é o melhor amigo dos términos, o psicólogo Wilson Montiel garante que o celular também não. “A internet distancia o ser humano do constrangimento natural de se sentir exposto, e ele esquece que está sendo visto e julgado”.

Entenda o momento de anunciar o término

Durante seu último relacionamento, o estudante de direito Ricardo Uehara fazia questão de publicar os detalhes da vida amorosa. “Postávamos fotos e vídeos e sempre estávamos muito ativos nas redes. O problema disso tudo era que também envolvia muito ciúme. Então qualquer desentendimento era motivo para nos bloquearmos. Depois que resolvíamos e nos adicionávamos novamente. Hoje, vejo que isso era um pouco de imaturidade e insegurança.”

Por conta das idas e vindas constantes e das frequentes atualizações de status, Ricardo conta que os amigos deixaram de se preocupar com o casal. “Eles sempre me perguntavam se estava tudo bem, até que chegou uma hora que ninguém mais queria saber. Depois que nós terminamos, os amigos e os familiares dele me excluíram das redes. ”

Já a contadora Stephanie Riberio optou por uma atitude mais inusitada: “Apagar as fotos antes do término oficial foi uma coisa positiva para mim, me poupou do trabalho de ter que fazer isso quando o fiz já fosse oficial, e pra evitar falação também. Fui apagando e ninguém nem percebeu.”

Do outro lado da tela

Piovani justifica seus desabafos como uma forma de fortalecer outras mulheres que passam pela mesma situação. Assim como a apresentadora, a publictiária Ana Beatriz queria que o desabafo sobre a descoberta de traição de seu ex-namorado, com quem se relacionava há quatro anos, fosse um alerta para outras mulheres: “ Nos expressávamos muito nas redes sociais e as pessoas nos admiravam. Nossas famílias se amavam. Era aquilo, casal perfeito. Ele era visto como um príncipe porque me tratava bem e me dava presentes, mas na verdade era culpa.”

Apesar de não se arrepender, Ana admite que a única consequência positiva do textão foi conscientizar outras mulheres. No fim das contas, se a exposição é válida ou não, quando se fala em amor e vida online, nem tudo o que reluz é ouro.

Fonte: R7


Com o objetivo de comemorar e ajudar, a CDC Acabamentos promoverá a

Teixeira de Freitas: No ano em que completa 20 anos, a CDC Acabamentos anuncia a sua 1ª Corrida CDC Azul, que tem como objetivo alertar e

Oito dias de música instrumental no 3º Festival de Alcobaça

Alcobaça: O evento começou no último sábado (12), com programação de shows e encontros de vários grupos musicais ao longo de uma semana

Projeto "Faça Seu Coração Sorrir" da 88ª CIPM de Alcobaça

Alcobaça: O comandante da 88ª CIPM, Major Eduardo Barbosa, juntamente com seus policiais, realizaram na data desta quarta-feira, 16 de outubro, a

Em clima de emoção, bailarinas embarcam para seleção do Bolshoi

Teixeira de Freitas: Entre sorrisos e olhares emocionados, as bailarinas aprovadas na pré-seleção realizada em Teixeira de Freitas para

Bailarinas embarcam nesta quarta para a seletiva nacional do Bolshoi

Teixeira de Freitas: Tudo na vida tem um começo e para 13 bailarinas da Casa da Cultura de Teixeira de Freitas o sonho agora está mais próximo.

Idosos atendidos pelas unidades do Cras participam de evento

Teixeira de Freitas: Com música e informação, os idosos atendidos pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de

Caravelas realiza mutirão com mais de mil atendimentos

Caravelas: Esse sábado (12) foi um dia diferente para as crianças que moram em Rancho Alegre, distrito do município de Caravelas. No dia das

Rádio Lajedão FM comemora o Dia das Crianças com muita animação

Lajedão: A equipe da Rádio Lajedão FM 104,9 realizou mais um evento na tarde do último domingo, 13 de outubro, desta vez, no distrito de Vila

Irmã Dulce é canonizada no Vaticano e vira Santa Dulce dos Pobres

A missa de canonização de Irmã Dulce aconteceu na manhã deste domingo (13) no Vaticano, na Itália. O papa Francisco celebrou a missa, iniciada

Novo App de Mobilidade Urbana chega a Teixeira de Freitas

Iniciou as atividades está semana em Teixeira o PrimeCar, um aplicativo de mobilidade urbana, trazendo um serviço competitivo e de qualidade,

Nossos Apoiadores: